terça-feira, 3 de abril de 2012

Iniciação de Base de Dados - Tabelas

Hoje vou demonstrar como criar uma tabela em access, as tabelas são onde a informação irá ser armazenada.
Ao iniciar o access o mesmo abre no separador base, para criar uma tabela temos de abrir o separador criar, existem varias formas de criar tabelas, poder sem criadas em modo de introdução ou em modo estrutura, sendo este modo de estrutura o que uso mais e acho mais apropriado, existe ainda alguns modelos de tabelas, que apoderam ter muita utilidade.

Criar Tabelas

Após a abertura da tabela em estrutura aparece a configuração seguinte onde inserimos os campos que queremos utilizar
A utilização de campo ID é muito útil pois quando utilizado como numeração automática evita a duplicação de registos, neste caso estamos criando uma tabela aniversários, onde necessitamos do nome e data, para o nome optei por permitir apenas a inserção de 50 caracteres, pois apenas vou utilizar o primeiro e ultimo nome.

No campo data optei por utilizar a data por extenso como podem ver na parte inferior.

É necessário a atribuição de uma chave primária que identifica a exclusividade de cada registo e servirá para realizar a ligação com outras possíveis Tabelas que queiramos criar.

Após a atribuição da Chave primária seleccionamos o botão vista para vermos como ficou a tabela, quando realizamos esta operação, o access diz que temos de guardar a tabela e dar-lhe um nome.


Vejamos como ficou a nossa tabela

Agora já temos a tabela criada vamos inserir alguns aniversariantes para vermos como fica.


E deste modo temos uma tabela simples de grande utilidade, como referi anteriormente esta tabela servira de armazenamento de dados, a introdução de dados será realizada num formulário com vista personalizada a gosto do utilizador.




Sem comentários:

Enviar um comentário